quarta-feira, 9 de julho de 2008

Amor - parte I

Resolví mudar o tema do post que eu estava escrevendo devido há muitas coisas que me aconteceram desde o início desta semana até o dia de hoje.
Então, resolvi escrever sobre o amor...
Mas tem tantas coisas sobre isso que eu quero escrever, que este post será por partes... (sim sim, exato, assim como diz o Jack...)
Sempre procuramos encontrar o amor, e às vezes parece que a tarefa pode ser mais fácil se soubermos o que o amor é.
Hegel ( em 1797) disse que “somente no amor somos um com o objeto, sem que ele domine ou seja dominado,” para ele o amor compreendia uma unidade equilibrada de opostos e estabelecia a comunhão entre os seres humanos. Para Hegel, o amor é o impulso inerente do ser vivente em direção à unificação com o outro. Ele pensava que o amor poderia ser a solução para todos os problemas do mundo. Depois essa idéia teve um problema...mas fica para o próximo post...rs
Sabemos que existem muitas maneiras de amor, e de amar também...mas qual é a primeira coisa que nos vem a mente quando alguém fala de amor?



Se eu tivesse que traduzir o amor, do jeito que eu penso nele, mais extremo possível, o amor é Frida Kahlo por Diego Rivera (não sei se acontece a recíproca...). Frida foi uma artista mexicana incrível, que pintou o que viveu, o que sentiu, o que sofreu, e seguido nas suas obras estava representado seu grande amor infiel, o muralista Diego Rivera.
Então para dar início as considerações sobre amor, posto a imagem “Diego e Eu”, datada de 1949, pintada por Frida Kahlo, onde Diego está sempre na sua mente...


E vcs? Convoco aos amigos que comentam a pensarem e escreverem que imagem, música, poema traduz melhor o amor para vocês?
....Voltemos a falar disso depois...

Abraços “amorosos”

2 comentários:

blackresignation disse...

blacklamentation@hotmail.com

Ricardo disse...

Respondendo à pergunta no final, ainda não encontrei imagens mais significativas do que aquelas do soneto 4 de Camões, sobretudo aquela que se refere ao "andar solitário por entre a gente"...