terça-feira, 1 de julho de 2008

O DOM

Para o segundo post, resolvei escrever um pouco sobre o DOM.
Dom hoje em dia, é a resposta de muitos que se consideram artistas “Ahh, eu faço tão bem porque tenho um dom!” Quem nunca ouviu uma pérola dessas?
Vou mostrar para vocês, caros amigos leitores, que essa idéia de DOM é muitooo antiga e, no entanto, vem sendo usada até hoje. Voltemos então para o tempo de Sócrates...
Para não escrever a história e ficar cansativo para o leitor, vocês poderão ouvi-la. PS: Sinto muito, mas essa é a minha voz mesmo.

Agora que vocês ouviram o discurso podemos pensar sobre o dom, os artistas para Platão produziam devido aos deuses, só criavam por isso. Daí vem a idéia de DOM!
Quem criava, só criava porque tinha entusiasmo, essa palavra vem de Teos, que significava fogo ou Deus em grego. O entusiasmado era aquele que possuía fogo ou Deus dentro de si. O artista não é comum, porque para os gregos os comuns não produziam nada, o artista é como um profeta, um ministro, que fala em nome de Deus.
Então, a Grécia Antiga percorreu a Idade Contemporânea para dizer que o artista produz arte porque tem um dom divino. Mas o que vocês pensam sobre isso? Vocês acham que o artista é aquele que é talentoso devido a um dom?
Aguardo comentários...

Abraços aos que lêem, rsrs

3 comentários:

Unknown disse...

..inspiração divina!!
gostei disso!!
mas o mundo seria MUUUITO mais bonito se pudéssemos demonstrar os anseios do insconsciente através da arte!!
Será que essa sensibilidade pode ser "trabalhada"..??

___

Talento.. dom.. ? Não sei!
só sei que adoro essa mistura de café, arte, filosofia e psicologia (pq não?) hehehhe


Bjoooooooooo

*adorei o blog!!

Vini Padilha

Unknown disse...

Dom?? Nós, meros mortais...
Naquela época artista era aquele que tinha entusiasmo, o deus dentro de si. Faço uma leitura disso como a sensibilidade mais aflorada. No meu modo de ver, todos nós (ou quase todos) temos sensibilidade. O que difere o artista, o verdadeiro artista dos demais, é a capacidade que ele tem de expressar seu intimo através da arte, seja qual for a forma artística. Tarefa nada fácil hoje em dia, ou melhor, nunca foi fácil. Não para o artista, mas sim para o “publico” que muitas vezes não consegue entender o real significado da arte. Mas então qual seria o significado da arte?
Bem... se é dom, facilidade, pratica, estudo, eu não sei. O que acredito é que não existe um deus que diz: “ – Bem, esse terá o dom de cantar, esse de desenhar lindas rosas (hehehe), esse de roubar (e por que não?), esse de encenar, e etc.

Greice querida! adorei teu blog!!
Beijão!!!

Cris Colombo

Ricardo disse...

Acho que, quando se refere à atividade criativa nas artes, "dom" é uma das formas de se denominar a aptidão de alguém para se expressar em um determinado campo (pintura, escultura, música etc.) de modo que aqueles que o acompanham se sintam contaminados por um sentimento de "experimentação do verdadeiro".

Acho que é justamente essa sensação de contato com o que é belo/verdadeiro que fez com que os antigos explicassem o "dom" como sendo uma inspiração divina, resultado de um contato do artista com o que existe de mais supremo.

A certeza que tenho é de que a discussão da natureza do "dom" (e outros temas correlatos) é multidisciplinar. Por isso acho que seu blog está num bom caminho. ;)

A propósito, sua voz não tem nada de ruim. Fique à vontade para usá-la sempre que necessário. :P